É um conjunto de atividades planejadas
de acordo com as necessidades da classe, e são organizadas para
ensinar um determinado conteúdo.
Não tem necessariamente que ter um produto
final e cada atividade pode exigir um tempo maior ou menor.
O período de duração das atividades podem variar de
dias a semanas e serem trabalhadas durante todo o ano.
A sequência didática deve apresentar
desafios cada vez maiores aos alunos, permitindo a construção do conhecimento.
E assim, essa prática pedagógica contribui
certamente para o desenvolvimento das habilidades ligadas à leitura e escrita
Então...
“Sequência didática é um conjunto de atividades
escolares organizadas, de maneira sistemática, em torno de um gênero textual oral
ou escrito.”
(Dolz, Noverraz e Schneuwly,
2004, p. 97).
Sequência
Didática na Alfabetização
Durante o processo de
alfabetização é importante que as crianças sejam alfabetizadas através de diversos
gêneros textuais como: parlendas, poesias, cantigas, bilhetes, convites, contos
e outros.
A sequência didática
tem como objetivo aproximar a criança para apropriar-se do gênero textual.
O trabalho com sequência didática
permite ao professor diagnosticar as dificuldades dos alunos durante o processo
e ir sanando as mesmas gradativamente, além de tornar o ensino mais encantador.
Espero que ter contribuído e até mais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário