A poesia tem sido cada vez mais esquecida
nas práticas de sala de aula. Dos tipos de poemas: lírico, drama e épico, o
primeiro tende a ser o mais comum nas vanguardas poéticas brasileiras.
O gênero lírico é complexo, cheio de
subjetividade, passível de diversas interpretações e, provavelmente é por este
motivo que a poesia tem sido deixada de fora da sala de aula.
No entanto, o motivo pelo qual se descarta
o poema como ferramenta pedagógica é o mesmo pelo qual deveria fazer parte do
cronograma de ensino do professor, uma vez que a poesia exercita a reflexão e a
memorização.
A poesia na Antiguidade era usada como
entretenimento, ritual, filosofia; os poetas eram ditos como pessoas sábias.
Há, portanto, necessidade urgente de se resgatar o prazer encontrado em se
trabalhar a poesia e quebrar o tabu escolar de que é difícil trabalhar com
poemas.
O professor pode começar recitando um poema
curto ou apenas alguns versos e fazer perguntas aos alunos a respeito do texto,
como por exemplo: quem é o autor? O que ele estava pensando quando escreveu?
Qual o assunto do texto?
As perguntas irão despertar nos alunos
reflexões e divergências quanto às interpretações, o que é ótimo, já que o
professor poderá enfatizar o valor maior da poesia, o qual é o das
possibilidades de comunicação que cada uma pode trazer.
O objetivo de se trabalhar a poesia em sala
é o de estimular a oralidade, a criatividade e a reflexão a respeito de fatos
da vida de cada aluno. Além disso, o educador pode trabalhar a escrita de
poesias, contudo deixar os alunos livres de temas, para que seus anseios
interiores sejam retratados enquanto escreve.
Logo, em uma só aula o estudante vai ter
estimulado diversos pontos de aprendizagem: leitura, interpretação, criação,
reflexão.
Importante: Para as turmas iniciais a
professora pode começar com pequenos poemas, como a parlenda ou mesmo o
trava-línguas, além de músicas com letras em rima, como a cantiga de roda.
Por Sabrina Vilarinho - Graduada em Letras- Equipe Brasil
Escola.
Espero ter contribuído!!! Até a próxima.
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