sábado, 7 de janeiro de 2017

AMBIENTE ALFABETIZADOR

O que é o ambiente alfabetizador?

De acordo com o RCNEI, SEF: “[...] um ambiente é alfabetizador quando promove um conjunto de situações de usos reais de leitura e escrita nas quais as crianças tem oportunidade de participar.” (1998. p. 154)

Segundo Emília Ferreira, criar um ambiente alfabetizador significa organizar a sala de aula de maneira que cada parte ofereça materiais que favoreçam a aquisição de conhecimentos tais como:

v Alfabeto ilustrado;
v Sequência numérica;
v Calendário;
v  Canto da leitura;
v  Painel de aniversariantes:
v Painel de ajudantes;
v  Lista de palavras.
v Listagem com o primeiro nome dos alunos, organizados em ordem alfabética e tendo a letra inicial destacada.
v Materiais diversos com ilustrações e escritas como: jornais, revistas, dicionários, folhetos, embalagens, literaturas, etc.

Portanto, o ambiente alfabetizador estimula o desenvolvimento cognitivo dos alunos. Tudo que for absolutamente desafiador e possível de ser realizado propiciará um processo de ensino e aprendizagem muito mais harmonioso, por ser mais produtivo.
As crianças têm preferências por atividades diferentes. Cada criança também apresenta um ritmo próprio, por isso o ambiente alfabetizador precisa ser organizado e assimilar hábitos de trabalho que contribuem para a independência de cada uma delas. A sala de aula deve incentivar o interesse pela leitura, escrita e manuseio de material didático.



Espero ter contribuído! Até mais 👀

        

Nenhum comentário:

Postar um comentário